Projeto Vitrines Vivas

  • Home
  • Projeto Vitrines Vivas
VITRINES VIVAS PARA AGRICULTORES FAMILIARES (MINI FEIRAS AGRO TECNOLÓGICAS)
A condução das Vitrines tecnológicas das principais culturas tem por objetivo o repasse de informações e transferência de tecnologias, mostrando as soluções sustentáveis de produção. Os resultados esperados são a melhoria na produção e produtividade do pequeno ao grande agricultor. A implantação e demonstração destas vitrines tecnológicas serão direcionadas ao sistema de integração Lavoura pecuária- ILP através do consórcio do Milho com Braquiária, para melhoria das condições Físicas, Químicas e Biológicas do solo as CULTURAS ALTERNATIVAS, dentre elas o Amaranthus que é um pseudo-cereal, com sementes abundantes, nutritivas, ricas em proteínas, cálcio, e que integra a alimentação humana assim como o fazem os cereais. Gergelim, por exemplo, é um pequeno grão capaz de prevenir diversas doenças, eficaz para regularizar o funcionamento do intestino, diminuir acidez do sangue, combater a artrite e reumatismos, útil no fortalecimento da pele, protege e aumenta a atividade cerebral e ainda atua no retardo do envelhecimento. Já a Knaf é uma cultura de grande importância para a indústria têxtil, automobilística e indústria de papel. Como principais leguminosas a serem utilizadas na adubação verde, com destaque as espécies Crotalária Juncea, Crotalária spectabilis, Crotalária Ochroleuca, Feijão Guandu e mucuna preta, onde o uso dessas culturas ocasiona a melhoria nas propriedades físicas e orgânicas do solo, promovendo a retenção de umidade do solo, auxiliando no controle de nematoides citando neste caso as crotalárias.
Como resultados espera-se que estas vitrines de culturas e o repasse de informações levem a uma nova consciência aos agricultores desta localidade e que estes conhecimentos se traduzam na prática e promovam rentabilidade a todos os seus habitantes.

Público Alvo

Cidades e Comunidades que buscam a diversificação de culturas e elevação sócio econômica de pequenos e médios produtores.

Fonte:

Fapcen / Agroloreto /
Agropastos Bons