SIGNATÁRIOS DO PACTO DA REGIÃO DE BALSAS SÃO CONVOCADOS PARA PRESTAÇÃO DOS TRABALHOS REALIZADOS

O Pacto PCI da Região de Balsas é um acordo multisetorial entre diferentes signatários com metas para eixos: Produção, Conservação e Inclusão (2020 a 2025). Mediante compromissos firmados junto ao IDH (Iniciativa para o Comércio Sustentável) a FAPCEN esteve representada por Ana Carolyne Queiroz, Coordenadora do Pacto PCI da Região de Balsas, por Samaycon Gonçalves, Gerente de RH e Sustentabilidade e por Mariana Oliveira, Engenheira Agrônoma. 

Na ocasião as ações desenvolvidas pelo processo de confinanciamento direcionado as metas do EIXO I (INCLUIR) Ana C. Queiroz, destaca as ações desenvolvidas na Comunidade São Pedro, Agro Anajas, Agro Tasso, Agro Feira Nova, projetos estes, que estão sendo desenvolvidos pela FAPCEN 2016, com resultados e histórico de pleno sucesso a exemplo do AgroLoreto que atualmente está em sua 8º edição. Complementando Ana apresentou os resultados do II WORKSHOP DO AGRONEGÓCIO FAMILIAR, realizado por ocasião da 20ª edição do AGROBALSAS 2024, que contou na sua programação com ciclos de palestras direcionados as sementes nativas, à Fiscalização Agropecuária, ao Manejo e Conservação do Solo e ao Programa Federal de Aquisição de Alimentos no Maranhão. 

Palestrantes e pesquisadores de outros estados estiveram presentes apresentando suas experiencias de sucesso nas Instituições que atuam, dentre eles destacamos, Dra. Nilvania de Mello (UFTPR), Dra. Adriana Francisco (EPAGRI), Dra. Losani Perotti (ADAPAR), Dr. Benedito Dutra e Dr.Rui Alberto (EMBRAPA AMAZONIA) que juntamente com a equipe da FAPCEN e Instituições Parceiras conduziram mais de 30 vitrines tecnológicas, contando com a presença no dia do Workshop mais de 100 agricultores familiares capacitados representados por 5 diferentes comunidades, além das visitas dos pequenos e grandes produtores que ocorram durante a semana e das escolas e universidades que se fizeram presentes.

 Neste Workshop o destaque foi para a BRS FORMOSA, uma cultivar de MANDIOCA desenvolvida pela Embrapa Amazonia e Dr. Dutra, sendo acompanhada por 7 anos pela equipe da FAPCEN, que apresentou alta produtividade quando comparada aos demais materiais testados, com incremento de 200% na produtividade. Com isso, a FAPCEN vem se destacando cada vez mais, pela doação que realiza em outras comunidades e cidades, dos materiais de alta genética, nos eventos do AGRO ANGELIM e AGRO ANAJÁ , mediante instruções e capacitação aos produtores no que se refere ao plantio e cultivo para obtenção de altos tetos produtivos. Outros exemplos de doações, como espécies de CAPINS são apresentados e doados a todos. Na ocasião, Samaycon Gonçalves, comenta que é através da transferência e adaptação da pesquisa que a FAPCEN desenvolve a região, destacando o papel das mulheres da PLATAFORMA FEMININA AGRO OURO,  nos eventos realizados nas AGRO-CIDADES e COMUNIDADES, com ensinamentos repassados pelas profissionais da área de direito, saúde , segurança e universidades que se encontram conectadas na plataforma. Como complemento das ações de disseminação de conhecimento, uma Cartilha Técnica Informativa denominada, “SEMEANDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO SUL DO MARANHÃO” foram distribuídas para mais de 2000 produtores, nestes eventos.