Desenvolvida pela EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA – EMBRAPA e introduzida na FAPCEN para teste de desempenho na região, a cultivar BRS CAPIAÇU é um clone de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum) de alto rendimento para suplementação volumosa na forma de silagem ou picado verde. Devido ao seu elevado potencial de produção, também pode ser utilizada para a produção de biomassa energética.
Observando o rápido desenvolvimento e formação da capineira, e com o intuito de repassa essa tecnologia para outros produtores foram doadas mudas da cultivar ao produtor JAQUESFRANC MARTINS, que replantou em sua área, na fazenda Maria Flavia município de Tasso Fragoso. A capineira apresentou ótimo desenvolvimento com fechamento rápido das touceiras utilizando espaçamento de 1,5 m, atingindo em 90 dias a altura de 4 metros e no momento do corte para replantio, com 120 dia, já encontravam com 6 metros de altura em média. No primeiro corte o produtor mencionou ter atingido mais de 100ton de volumoso, parte dessa produção foi doada para pequenos produtores da região para reprodução e outra parte replantada em outra área também de propriedade desse produtor, no município de Balsas-MA, com condições de solo diferente da anterior, mais arenosa, para teste de desenvolvimento também. O produtor se diz muito satisfeito com o resultado e pretende ampliar progressivamente a área plantada.
De acordo com a engenheira Agrônoma, Joana Alves, do setor de fitotecnia da FAPCEN, a doação de mudas a outros produtores possibilitará a utilização do capim na forma capineira ou de silagem, garantindo a suplementação volumosa com bom valor nutricional para fornecer aos animais principalmente no período da seca.
Destaca ainda que, devido ao potencial de produção da espécie do capim, a FAPCEN tem intensificado as ações de multiplicação e aumento da área plantada no Fazenda Sol Nascente em Balsas-MA, sede da Fundação, como também o incentivo de doações de mudas para agricultores da região.