Estamos empenhados em ser socialmente justos, ambientalmente responsáveis e economicamente viáveis. Para isso, desenvolvemos uma política socioambiental baseada nos requisitos de certificação da Mesa Redonda de Soja Responsável (RTRS).
As políticas socioambientais da FAPCEN consistem em um conjunto de atividades desenvolvidas e gerenciadas pelas unidades apoiadas pela FAPCEN na área de credenciamento. A proposta é prevenir e minimizar possíveis impactos socioambientais negativos associados à operação dessas unidades estruturais e maximizar os impactos positivos por meio de atividades e programas de desenvolvimento humano e conservação ambiental.
NOSSA POLÍTICA
Por meio de diversas conversas, a FAPCEN encontra atores-chave da cadeia produtiva que estão diretamente envolvidos nessa nova linguagem e como colocá-la em prática. Para isso, buscamos produtores rurais para enfrentar esse novo desafio ao lado de organizações da sociedade civil, instituições financeiras e compradores de agronegócios. As ferramentas utilizadas são os princípios e padrões fornecidos pela Mesa Redonda da Soja Responsável (RTRS), desde os produtores até os usuários finais.
Para isso, a FAPCEN teve que se mover com um entendimento entre aqueles que defendem modificações simples no atual sistema produtivo, de um lado, e aqueles que acreditam que somente mudanças estruturais profundas poderão quebrar o mal crescente, de outro. A minimização das diferenças sociais, a devastação das nossas terras e mares e a perda da biodiversidade, para não falar das terríveis previsões das alterações climáticas.
A atuação da FAPCEN é pautada pelos princípios de transparência e boa governança. Os pré-requisitos para isso são a proteção ambiental, a redução dos riscos socioambientais e a busca da melhoria contínua que respeite as necessidades e expectativas das partes interessadas.
- Atender aos requisitos legais alcançáveis e outros requisitos subscritos pela organização relacionadas a seus aspectos socioambientais.
- Aperfeiçoar nossos processos, buscando a prevenção da poluição e de impactos sociais, o gerenciamento da emissão de gases de efeito estufa e a melhoria do desempenho socioambiental em nossas operações e cadeia de valor.
- Adotar boas práticas socioambientais visando minimizar acidentes, impactos negativos e gerar valor compartilhado.
- Promover o engajamento dos parceiros comerciais, e das principais partes interessadas para a responsabilidade socioambiental.
- Promover o respeito aos Direitos Humanos e ao trabalho digno em suas operações e cadeia de valor.