EM PAINEL REALIZADO NO AGROBALSAS, FAPCEN PROMOVE DIÁLOGO SOBRE O AGRONEGÓCIO SUSTENTÁVEL

A conscientização é um passo importante para a construção do desenvolvimento, considerar o mundo onde vivemos e cada um de seus obstáculos é crucial para trilhar o caminho do desenvolvimento, compreendendo onde devemos concentrar esforços e fortalecer as bases que movimentam o agro. Essa conscientização é o objetivo no painel apresentado pela FAPCEN no AGROBALSAS 2024: Riscos e Oportunidades para o Agronegócio.

ócio.

O painel foi iniciado com a apresentação da FAPCEN e seus parceiros, Gisela Introvini, Superintendente FAPCEN, mostrando o trabalho realizado pela FAPCEN e como o paradigma da região Cerrado foi modificado positivamente com o crescimento da produção fazendo-a um celeiro do mundo, e Cid Sanches (Consultor Externo RTRS) falndo da Certificação RTRS com a introdução dos princípios e critérios que são práticas positivas para qualidade de produção e também para qualidade ambiental e humano no ambiente de trabalho das fazendas certificadas e Juma Martins (ACT Commodities) relatando a visão do mercado europeu para os produtos da Certificação.

Posteriormente, o Dr. Joelcio Carvalho, Oficial de Parcerias do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil que palestrou sobre a questão alimentícia em zonas críticas ao redor do globo, envolvendo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, compartilhando sua experiência nas realizações da World Food Programme (WFP) e o desenvolvimento do papel crucial do Brasil em produzir para o mercado interno, e fotalecer a diversificação de alimentos.

Na continuidade, Dr. Thales Castro, Cônsul honorário de Malta apresentou sobre os impactos da geopolítica no agronegócio, fazendo um dimensionamento da importância do agro brasileiro, exemplificando a situação da soja vendida ao mercado exterior e a compra de fertilizantes importados que são cruciais para a manutenção das lavouras nacionais, e como as novas mudanças no cenário político mundial são questões ultrassensíveis ao agronegócio brasileiro.

A finalização do painel foi com Maurone Cangussu, Especialista em Pecuária que trouxe a temática da pecuária regenerativa, formas de equilibrar o bioma com a produção, apresentando também sobre a necessidade de mudança no modelo de produção, com o mercado livre de carbono sendo uma alternativa para a contribuição da pecuária para o desenvolvimento sustentável.