A superintendente da Fundação de Apoio à Pesquisa de Exportação do Corredor Norte (FAPCEN), e vice-presidente da RTRS, Gisela Introvini participou do III Congresso Internacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU, promovido pela Comissão de Desenvolvimento Sustentável da OAB-MA, pela Virtú Ambiental e pela Rede Ágora, com a palestra, “O AGRONEGÓCIO E OS O.D.S.”
Os projetos da FAPCEN, Agrobalsas, Soja Sustentável e Mulheres no Agro foram destaque, onde Introvini ressaltou o trabalho realizado pela FAPCEN e como a instituição tem nesses 30 anos modificado a paisagem do Cerrado Brasileiro. Na palestra foi possível entender todo o processo e missão da instituição onde cada ação desenvolvida se adequou a um dos 17 ODS’s da ONU.
Para Introvini é clara a missão dos ODS’s, e principalmente os desafios, que vem sendo vencido
com o árduo trabalho da FAPCEN, que juntamente com seus parceiros vem traçando novos rumos para toda a região tornando possível enxergar dias melhores, unindo forças e trabalhando em prol do desenvolvimento e crescimento igualitário mundial.
“Em parceria com várias entidades desenvolvemos ações sociais que impactam na vida das pessoas nessa região. Através da Plataforma Feminina Mulheres Agro Ouro e do Agrobalsas conseguimos atender mulheres, crianças, idosos com vários serviços, inclusive dialogando muito bem com a OAB e Poder Judiciário do Maranhão, a exemplo da realização do casamento comunitário para 120 casais e serviço de regularização fundiária, que aconteceu durante a Agrobalsas”.
Tratando das ações sociais, na oportunidade, Gisela pondera como a FAPCEN usou a Certificação RTRS para desenvolver trabalhos que atendem aos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, aliando parcerias e fortalecendo toda uma região em prol do desenvolvimento sustentável e apresentou os resultados alcançados durante a última edição da Agrobalsas, onde 9 instituições beneficentes receberam 42,500 kg de alimentos e 14 ações sociais foram realizadas.