Dep. Fábio Braga

AGROBALSAS 2022 – “A feira é o principal e mais bem organizado evento de agronegócio do Maranhão”, diz Fábio Braga

O futuro do Cerrado maranhense já chegou e chegou para ficar. “A afirmação é do deputado estadual Fábio Braga, do Maranhão, em entrevista exclusiva para a equipe de comunicação do AGROBALSAS. Ele faz uma interrogação: “Terá o Cerrado do Maranhão evolução diferente do resto da agricultura brasileira?” Ele responde que sim, “que será melhor”.

Deputado Federal – Fabio Braga

Conforme o parlamentar, “a tecnologia moderna colocou o Cerrado maranhense como uma opção de produção que nada fica a dever às demais áreas agricultáveis do país.”

Porém, ainda conforme seu raciocínio, esta área de produção agrícola apresenta alguns problemas específicos, como os veranicos e solos mais sujeitos à erosão. “Contudo, faz-se necessário destacar que a pesquisa já criou tecnologias que oferecem, ao menos parcialmente, solução para isso. E novos conhecimentos, frutos de pesquisas em andamento, são ainda mais promissores”, diz.

Fábio Braga afirma ainda que “o custo de produção agrícola no Cerrado, numa análise mais profunda, não é mais cara que o de outras regiões. “É bem verdade que se faz imprescindível o investimento em novas técnicas na recuperação de solos e preservação ambiental. No entanto, o custo da recuperação é inferior ao diferencial do preço da terra, quando comparado com as terras férteis de outras regiões”, calcula o deputado estadual.

Embora com todo este potencial para a produção primária, a região já clama por mais agroindústrias, principalmente de grãos e fibra, para agregar valor a produção e mais geração de empregos e renda. Sobre esta questão, Fábio Braga garante que em sua atuação política tem procurado defender a instalação e manutenção de empresas no Maranhão e, também, defendido o empreendedorismo. “A agroindústria é o ambiente

físico equipado e preparado, onde um conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas agropecuárias provenientes da agricultura, pecuária, aquicultura ou silvicultura são realizadas de forma sistemática. Muitas pessoas acreditam que empreender é abrir uma empresa, o que não é verdade. Na realidade, empreender está mais ligado a uma postura, como a de encarar os problemas como oportunidades, por exemplo”, frisa.

Ainda segundo ele, “a abertura de empresas para agregar valor a produtos e gerar empregos e renda ligados à produção nos campos que já temos é uma visão de oportunidade e também de criar no nosso Estado uma nova cultura empresarial”, defende.

Fábio Braga fez também uma avaliação da importância do AGROBALSAS para o desenvolvimento dos agronegócios do Maranhão, sobretudo da região do Cerrado.

O AGROBALSAS é a principal e mais bem organizada feira de agronegócio do Maranhão, cujos números que são movimentados pela feira em todas as suas edições já demonstram isso. É a vitrine de tudo que o Maranhão produz e planta.”

Segundo ele, em recente reunião com governador Carlos Brandão, este deixou bem claro a importância da feira e a possibilidade de que ela pudesse ser feita, também, na região do Baixo Parnaíba (região produtora de grãos) e em outras localidades.”

Braga diz que “vem enfatizado e alardeado” nos seus discursos as vantagens que estas feiras representam, seja pela quantidade de negócios que movimentam, seja pela troca de experiências que propiciam.

Há necessidade de pausa para reflexão, pois o momento é de propor mudanças e de buscarmos conhecimentos, novas propostas, inovações e parcerias, principalmente nas Universidades”, defende.

Ainda conforme ele, existem alternativas e estas, sabiamente, passam por discussões e mesas redondas oferecidas na AGROBALSAS. “A organizadora do evento – a Fapcen -, procura, a cada ano, inovar, partindo da experiência de seus dirigentes e da realidade do momento que a envolve.

Ressalta-se, ainda, que a Fapcen empenha-se sempre para manter a missão de participar das transformações e revoluções do agronegócio ativamente”, exalta.

Por fim, o deputado estadual, na atualidade uma das lideranças estaduais mais empenhados na realização e sucesso da feira maranhense, deixa uma mensagem para produtos, expositores e público geral do evento:

O homem do campo prepara-se o ano todo para o momento de uma boa colheita: avalia o mercado para decidir o que plantar ou criar; consulta os técnicos sobre que insumos deve usar, quais as variedades mais recomendadas; tipos de sementes mais adequados; busca as casas de financiamento para a atividade; prepara o solo e, mês após mês, vai tornando sua plantação uma realidade. Ainda reza para um bom clima! E, como produtor e empreendedor que é, envida esforços para reduzir as margens de erro, depois de avaliar uma boa produção.

Tudo isso feito e, depois de uma exaustiva colheita, vem a parte mais triste, que ainda é uma realidade: há pouca vantagem em utilizar nossas terras e nossas águas para obter safras recordes que se desperdiçam nos buracos das estradas e perdem competitividade nas filas dos portos. Uma realidade triste para quem produz e cria no nosso estado e no nosso país. Portanto, não podemos nos acomodar porque se plantou ou criou bem, porque tivemos uma produção espetacular e porque o preço dos produtos está aquecido. É preciso uma estratégia bem planejada de todo governo para que o escoamento da produção seja rápido, seguro e menos oneroso para o produtor.”

Evento

A 18ª edição do AGROBALSAS acontecerá entre os dias, 16 e 20 de maio de 2022, na Fazenda Sol Nascente, localizada na cidade de Balsas (MA) que, desde sua primeira edição, é realizado com o apoio do Governo do Maranhão e Prefeitura Municipal de Balsas-MA. O tema proposto para este ano, remete ao futuro: “CONECTIVIDADE CERRADO, O GRANDE CELEIRO’’, um prognóstico do que ainda esta para vir após a consolidação

do plantio das grandes commodities soja, milho, algodão, rumo a consolidação da pecuária e o incremento da produtividade na diversificação da produção de alimentos, mediante a segurança e minimização dos eventuais riscos, com destaque para a grande parceria que a FAPCEN possui por meio das Instituições que se fazem presentes neste evento ao longo do tempo.