AGROBALSAS 2022 – “Feira será uma vitrine para mostrar que a agricultura familiar é rica e é forte”, diz Diogo Rolim

Diego Rolim é o novo secretário de Agricultura Familiar do Governo do Maranhão, uma das pastas que estarão mostrando seus serviços e buscando estarem mais próximas dos diferentes setores e seus atores no sul do Maranhão. Nesta entrevista, ele fala da importância de uma feira de agronegócio para a agricultura familiar.De extrema relevância, ao passo que nossos agricultores familiares apresentarão a diversidade dos seus produtos de altíssima qualidade, realizando uma aproximação entre todos os entes das cadeias e ciclos produtivos”.

AGROBALSAS Secretário, qual é, na sua opinião, a importância da participação da agricultura famílias em feiras de agronegócio?

 

Diego Rolim Secretário da Agricultura familiar já trabalhou em diversos setores do governo.

Diego Rolim – De extrema relevância, ao passo que nossos agricultores familiares apresentarão a diversidade dos seus produtos de altíssima qualidade, realizando uma aproximação entre todos os entes das cadeias e ciclos produtivos, fomentando e fortalecendo a agricultura que resguarda nossa segurança alimentar, valorizando o fruto do trabalho dos agricultores familiares.

 

AGROBALSASA Agrobalsas é importante para a política de Estado para os agricultores familiares?

 

Diego Rolim – Sim, pois estaremos interagindo com mercado consumidor, produtores de outras regiões, com a possibilidade de adquirir novas tecnologias e técnicas para uma agricultura familiar sustentável. Além de deliberarmos sobre os pleitos dos agricultores, regulamentações sanitárias e requisitos para comercialização e distribuição.

 

AGROBALSAS – Não está na hora de muda este conceito de agricultura familiar e agronegócio? Tudo não é negócio, sendo um setor micro e pequeno e o outro de médio e grande porte?

 

Diego Rolim – Está na hora de aproximarmos o agricultor familiar do comprador, fazer com que nossos agricultores produzam além de suas culturas usuais, que poderão gerar um valor agregado e uma rentabilidade maior para a comercialização. Não podemos pensar na agricultura familiar como um negócio exclusivo, mas sim na atuação dos nossos homens e mulheres do campo que visam o resguardo da alimentação e os proventos de uma família. Creio que devemos parar de adotar vários conceitos para um mesmo fim e pensarmos como poderemos concretizar as ações e projetos em prol de uma agricultura familiar sustentável, forte e que continue fazendo jus aos belíssimos trabalhos desenvolvidos por nossos produtores/empreendedores.

 

AGROBALSAS – A sua pasta, assim como diversas outras do Governo do Maranhão, estará com vitrine na Agrobalsas. O que será mostrado para o público visitante, mais especialmente para o agricultor familiar?

 

Diego Rolim – Durante a AgroBalsas, a SAF apresentará as políticas da agricultura familiar que hoje estão em desenvolvimento. Uma das ações é a Feira da Agricultura Familiar com exposição de produtos regionais da agricultura familiar. Nossos agricultores e agricultoras familiares do sul do Maranhão terão a oportunidade de comercializar sua produção na Agrobalsas e mostrar a riqueza e a diversidade do campo. Além disto, os visitantes degustarão vários alimentos feitos de nossas maiores riquezas, dentre elas os subprodutos do babaçu. A SAF prioriza políticas para as quebradeiras de coco babaçu, assim como para comunidade quilombolas e indígenas, então, nada melhor do que expor ao Maranhão e ao mundo que o babaçu vai além do que imaginamos: podemos transformar o babaçu em pizza, pão, bolo, doces e inúmeras receitas. Também teremos na Agrobalsas, apresentações culturais e exposição de artesanatos. A Agrobalsas será uma vitrine para mostrar que a agricultura familiar é rica, é forte, e está presente em todos os cantos do Maranhão.

Texto de: Antônio Oliveira