DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA AGREGAÇÃO DE VALOR AOS PRODUTOS AGRÍCOLAS: UMA VISÃO DE IDONE GRIOLLI – O SEMEADOR DO NORTE E NORDESTE DO BRASIL.

No cenário contemporâneo da produção agrícola, a busca por agregar valores aos produtos assume uma importância estratégica, não apenas para a sustentabilidade econômica das cadeias produtivas, mas também para o desenvolvimento socioeconômico de países como o Brasil. Nesse contexto, Idone Grolli, ele que está como Presidente da Associação Brasileira de Sementes (ABRASEM), e também do Grupo Cajueiro uma importante produtora de sementes situada em Balsas/MA, traz uma perspectiva esclarecedora sobre os desafios e oportunidades enfrentados no processo de valorização dos produtos agrícolas.

Idone, estará presente em uma mesa de dialogo no dia 14 de maio, por ocasião da 20ª. Edição do AGROBALSAS, no qual irá compartilhar suas reflexões sobre a necessidade da agregação de valores aos produtos agrícolas no Brasil. Como um dos pioneiros em plantar sementes em regiões situadas no Norte Nordeste do Brasil, Idone traz em seu bojo o pioneirismo a garra e coragem de estar atuando em outros países, sendo o último já conquistado pelo Grupo Cajueiro, a Guiana Inglesa.

Uma das principais questões levantadas por Idone Grolli é o chamado “efeito colateral” do sucesso na produção de matéria-prima agrícola. O Brasil, reconhecido mundialmente como um dos principais fornecedores agrícolas, enfrenta o desafio de não se tornar refém dessa posição. A dependência excessiva das exportações de produtos primários implica em uma vulnerabilidade econômica, caracterizada pela instabilidade dos preços no mercado internacional e pela limitada geração de valor dentro do país.

Idone, alerta para a necessidade de superar essa fase inicial da produção agrícola e avançar em direção à industrialização e agregação de valor. Para ele, essa transição é essencial para a diversificação da economia, a criação de marcas reconhecidas internacionalmente e, principalmente, a geração de empregos e receitas fiscais dentro do território nacional.

Em suma, as reflexões de Idone Grolli oferecem uma visão perspicaz sobre os desafios e oportunidades na agregação de valor aos produtos agrícolas brasileiros. Para saber mais sobre o assunto venha participar da palestra no dia 14 de maio, além desse, terá outras palestras enriquecedora no AGROBALSAS que ocorrerá de 13 a 18 de maio.

Idone Grolli, Presidente da Associação Brasileira de Sementes (ABRASEM) e do Grupo Cajueiro, ao lado de Gisela Introvini, superintendente da FAPCEN e presidente do AGROBALSAS (Foto: Ascom/Fapcen)

Texto: Venilson Cordeiro