FAPCEN INCENTIVA PRODUÇÃO DE ABELHA EM COMUNIDADES RURAIS DE BALSAS

No Dia da Abelha, comemorado em 03 de outubro, celebramos a importância desses pequenos insetos para a nossa biodiversidade e segurança alimentar. As abelhas desempenham um papel crucial na polinização de plantas, contribuindo para a produção de alimentos que fazem parte da nossa dieta diária. Além disso, a cera de abelha e o mel têm sido usados pelo ser humano ao longo da história, demonstrando a versatilidade e valor desses incansáveis trabalhadores da natureza.

 

Com o objetivo de replicar e gerar renda para as famílias das comunidades da área rural de Balsas, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (FAPCEN) irá oferecer orientação técnica para criadores e para aqueles que desejam desenvolver apicultura (criação de abelhas) na região.

 

A iniciativa já começou dentro da fazenda Sol Nascente, sede da FAPCEN, onde colaboradores do campo receberam orientação técnica do apicultor, Walter Moreira. Com mais de 30 anos de experiência, Walter Moreira, do apiário Carolina, localizado no município de Carolina, a 170km de Balsas, cria abelhas das espécies: italiana, tubi, tiúba e uruçú.

 

 

Os produtos derivados da produção de abelhas como, mel, própolis, cera, mel com pólen e mel com favo saem do apiário de Carolina-MA para todo o Brasil, gerando promoção de uma produção sustentável e renda para a família de seu Walter. 

 

Essa é uma das iniciativas do Pacto PCI de Balsas e Fapcen juntamente com o IDH, que além de promover orientação técnica, busca realizar aquisição e doação dos equipamentos do manejo para o desenvolvimento da atividade de apicultura em Balsas e região genrando renda para a comunidade.