FAPCEN RECEBE COMITIVA DE ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES DO ESTADO IOWA – EUA

Mediante o comprometimento que a FAPCEN possui em fortalecer a comunicação sustentável do agronegócio nos estados pertencentes ao corredor de exportação norte, Maranhão, Piauí e Tocantins, a FAPCEN recebeu visita da Iowa Soybean Association – ISA, conduzindo os produtores rurais presentes a um grande debate tecnológico sobre o profissionalismo do homem do campo em nossas regiões. Liderando esta caravana estavam os produtores, Paulo Kreling –  Presidente FAPCEN, Daniel Lech – Presidente do SINDIBALSAS, Yara de Geus, Presidente da PLATAFORMA FEMININA MULHERES DO AGRO, além de contar com o apoio da Consultoria EVOTERRA liderada por Octavio Queiroz e Francisco Pugliese proprietário da Fazenda Guaíra.

Conduzidos por Ricardo Arioli, Presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas Instituição esta que realiza missões internacionais, o grupo esteve composto por Suzanne Shirbroun (Presidente), Marty Danzer (Diretor), Randy Miller (Diretor), Thomas Adams (Secretário), Jeffry Frank (Secretário), Brent Renner (Diretor), Kirk Leeds (Diretor Executivo) da (ISA – Iowa Soybean Association). Na Fazenda Guaíra ensaios de pesquisa das cultivares de soja, fertilidade, e ensaios com agroquímicos foram apresentados por Octavio Queiroz e equipe técnica, e mostrados a campo, ensaios estes preparados para o grande dia de campo da EVOTERRA que acontecerá no dia 27 de janeiro próximo.

Para dar continuidade aos debates técnicos, a comitiva foi recebida na sede da FAPCEN, onde Paulo Kreling que também está como Vice Presidente da Federação do Plantio Direto no Maranhão apresentou histórico e dados de produtividades obtidos na Fazenda Temerante que lidera o nível tecnológico no perfil de solo, como também, Gisela Introvini  que apresentou sobre os trabalhos realizados pela FAPCEN, AGROBALSAS e CERTIFICAÇÃO DE SOJA E MILHO NAS PROPRIEDADES RURAIS liderados pela RTRS. Na ocasião fizeram uso da palavra os Diretores, Marcos Vasconcelos proprietário da Gesso Integral, Diego Amaral do SINFA e as representantes da Plataforma Feminina, Ana Cecília Delavy, Sandra Kreling e Ana Caroline Queiroz. Além do sistema de manejo existente na Fazenda Temerante, Paulo Kreling reforçou em sua apresentação os trabalhos que vem sendo desenvolvidos pelos Produtores na Serra do Penitente, em conjunto com o Governo do Estado nas melhorias das estradas da produção.

Maravilhados pela grande recepção e acolhida da FAPCEN, os produtores de Iowa manifestaram seus agradecimento conforme mencionado pela Presidente da ISA, Suzanne Shirbroun: “Estamos muito felizes com a hospitalidade que vocês nos receberam. Recebam todos um caloroso abraço diretamente de todos os produtores de Iowa. Ficamos surpresos de ver que por mais que estamos em locais tão distantes, vivenciamos desafios muito parecidos. Aguardamos a visita de vocês em nosso Estado. Muito obrigado por tudo”.