FAPCEN REÚNE ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS E ESCOLAS PARA TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO NO AGROBALSAS 2023

 Organizado pela FAPCEN, representantes de escolas públicas e privadas e Representantes da SAGRIMA e AGED se reuniram na Fazenda Sol Nascente (Sede da FAPCEN) para discutir a participação do sistema educacional no AGROBALSAS 2023.

A discussão foi iniciada pela Superintendente FAPCEN Gisela Introvini, que destacou a importância da introdução da agricultura aos alunos no sistema educacional e a conscientização dos programas ambientais para os alunos. Gisela explicou que a feira será uma excelente oportunidade para mostrar as últimas tecnologias e inovações na agricultura e espera que as escolas tenham interesse em participar. Já dando início com a proposta da realização do 1° Dia de Campo Mirim, que vai trazer as crianças para um conhecimento prévio sobre princípios da agricultura, e demais fatores que incentivem o aprendizado e também ensine corretamente sobre os produtos usados na produção, de forma lúdica e voltada para a absorção do público de ensino fundamental e médio.

Os representantes do governo, Fernando Bergmann e Jadiel de Abreu (SAGRIMA) e Cosme Costa (AGED-MA), foram rápidos em apoiar a iniciativa, destacando a necessidade de promover o setor agrícola como uma opção de carreira viável para jovens estudantes. Além de levar o aprendizado correto sobre os defensivos e moldes de produção, ensinando sobre segurança e produtividade agrícola. Trabalhos que também fazem parte dos objetivos do Pacto da Região de Balsas.

Os representantes das escolas públicas e privadas: João Nirto Knob (URE), Efraim Costa (UFMA), Jean Magalhães e Clemerson Rodrigues (IFMA), foram receptivos à ideia e manifestaram interesse em participar da feira. Eles reconheceram a importância de alinhar o sistema educacional com a indústria agrícola e esperavam que seu envolvimento inspirasse os alunos a explorar várias oportunidades de carreira no setor.

Depois de uma discussão produtiva, Gisela agradeceu a participação de todos e se comprometeu a trabalhar em estreita colaboração com as escolas e autoridades governamentais para garantir uma participação bem-sucedida no AGROBALSAS 2023.