Intermediados por Adriano Tito, que está como Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Balsas, a equipe FAPCEN, se reúne com Diretores da INPASA e firmam parceria para impulsionar o agronegócio, por ocasião da 20ª edição do AGROBALSAS.
Presentes na reunião, o vice-presidente Rafael Ranzolin e Presidente Paulo Kreling que juntamente com Gisela, Marcelo e Adriano, trocam experiencias sobre o agronegócio regional. A INPASA é uma das pioneiras na produção de Etanol de Milho do Brasil e a maior produtora de combustível limpo e renovável à base de milho da América Latina. Sel destaca por seu processo industrial que busca aproveitar integralmente os grãos de milho, produzindo não só Etanol Anidro e Hidratado, mas também DDGS, uma fonte de energia e proteína de alto valor agregado para nutrição animal, e Óleo de Milho, utilizado como meio energético na fabricação de rações e biodiesel. Além disso, a indústria é autossuficiente na geração de energia elétrica, contribuindo para a sustentabilidade.
Rafael Ranzolin, expressou sua gratidão pelo convite e destacou o compromisso da empresa em contribuir para o crescimento da região de Balsas. “A gente fica muito honrado por ser convidado para participar da Feira, para ajudar a fortalecer a região de Balsas que tem essa essência, para desenvolver, então a INPASA agradece pelo empenho e o trabalho que vem fazendo e pelo convite”. Os representantes das duas empresas demonstraram otimismo em relação aos resultados dessa colaboração, ressaltando os benefícios para os produtores locais e o potencial de crescimento econômico e social. Essa cooperação representa um importante passo para o fortalecimento do agronegócio do estado.
Gisela Introvini, pontua sobre a importância da presença da INPASA na feira, enfatizando que nesta 20ª edição, o AGROBALSAS continuará destacando pela diversificação de culturas e a integração da pecuária com a agricultura. Destaca que a parceria com a INPASA representa um avanço significativo ao valor agregado às fontes proteicas da região (milho, soja, sorgo dentre outras). “ Se observarmos, ainda mantemos uma monocultura, plantamos soja e fazemos safrinha de milho. Precisamos abranger novos cultivos, testar novos produtos e destacar cada vez mais a pecuária neste contexto. Dessa forma, atrairemos mais agroindústrias para nossa região. Nos últimos cinco anos, consolidou-se a suinocultura, o frango e a pecuária de corte. Agora precisamos cada vez mais atrair a agroindústria, atrair valores agregados ao produto Brasil, para depois exportar. Esse é o maior significado em receber a INPASA no AGROBALSAS”, ressalta Gisela.
A AGROBALSAS, com o tema, O “Milagre” no Cerrado!
Nos dias 13 à 18 de Maio, aguardamos a Todos na Fazenda Sol Nascente Balsas Maranhão.
Texto: Venilson Cordeiro