
PRINCIPAIS LIDERANÇAS DE INSTITUIÇÕES DE PRODUTORES RURAIS SE REÚNEM NA SEDE DA FAPCEN POR OCASIÃO PARA DISCUTIR ALTERAÇÃO NA TFTG COM GOVERNADOR DO MARANHÃO E DEMAIS AUTORIDADES

Governador em reunião com lideranças e instituições do agro
Grande êxito! Comprovando mais uma vez que a comunicação do agro deve ser feita através da serenidade, bom senso e diálogo, os produtores rurais juntamente com o Dr. Carlos Brandão conseguiram amenizar os problemas que ainda repercutem no agronegócio.

Medida provisória encaminhada pelo Governador, propondo alteração na TFTG
Carlos Brandão chegou à Fazenda Sol Nascente, sede da FAPCEN (Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte). Ele foi recebido pelos diretores da FAPCEN e por um grupo de produtores rurais. Os produtores rurais fizeram várias reinvindicações ao governador e saíram satisfeitos da reunião. Posteriormente aos fatos e propostas apresentadas em reunião realizada na sede da FAPCEN (Fazenda Sol Nascente) O governador Carlos Brandão, do PSB, encaminhou uma Medida Provisória (MP) à Assembleia Legislativa propondo a alteração do artigo 34 da Lei n° 11.867, de 23 de dezembro de 2022, que visa tratar do aspecto quantitativo da Taxa de Fiscalização de Transporte de Grãos (TFTG).

Paulo Kreling, Presidente FAPCEN lidera diálogos dos produtores com o Governador
A proposta da Medida Provisória é reduzir o valor da TFTG, que, corresponde atualmente a 1,5% sobre o valor da tonelada de grãos transportados no Maranhão. Com a alteração proposta, a taxa passaria a ser de 1,0% sobre o valor da tonelada de grãos transportados no Estado, retroagindo seus efeitos a partir de 1° de abril de 2023.
O governador enalteceu a importância da Agrobalsas para a economia do Estado do Maranhão. “A feira dá um grande impulso ao agronegócio, porque ela fomenta o desenvolvimento através da venda de máquinas e equipamentos agrícolas e através das experiências são trocadas aqui durante o evento”. afirmou Carlos Brandão