PROFESSORES SÃO GRANDES MESTRES DO ENSINO SOCIOAMBIENTAL

Mais do que transmitir conhecimento, são eles que nos fazem despertar para um futuro melhor. Para além de letras e números, são os professores que nos preparam para a vida. Acreditando e reconhecendo o excelente papel que os professores desenvolvem na sociedade, criando conexão e transformando a realidade de dezenas de crianças e adolescentes, que a FAPCEN sempre busca parceria com escolas e principalmente com professores, pois acredita que é o trabalho incansável desses profissionais, que podem transformar a realidade em que estão inseridos.

Nesse dia dos professores, queremos dar notoriedade a uma profissional ímpar, que incansavelmente sempre está disposta a colaborar com atividades que culminam na transformação intelectual e socioambiental na comunidade local, a professora Maria de Lourdes Lopes.

Professora da rede municipal de Balsas, a cerca de 10 anos, Maria de Lourdes nunca havia se imaginado professora, mas viu na profissão a oportunidade de trabalhar com o que tanto ama, a sustentabilidade e o socioambiental. A professora é uma entusiasta do agronegócio sustentável e vem dia a dia transformando a vida de milhares de crianças na comunidade São Pedro, povoado da região de Gerais de Balsas.

Parceira de longa data da FAPCEN, a professora Maria de Lourdes é inspiração para além das paredes da sala de aula, pois é no campo que a profissional diz se realizar, “Nunca me imaginei como professora, mas a oportunidade me apareceu e eu vi que eu poderia trabalhar com o que eu amo atuando em sala de aula. Meu foco é trabalhar com meio ambiente, colher sementes de árvores do cerrado, árvores frutíferas. Educar para que tenhamos dias melhores e mais saúde. Essa é a minha felicidade”.

Líder da comunidade, Maria de Lourdes é inspiração para as novas gerações e para todos nós. Incansavelmente, é a interlocutora de vários projetos sociais desenvolvidos pela FAPCEN, por meio da Plataforma Feminino Agro Ouro (AMAO), Agrobalsas e Pacto PCI de Balsas, como a exemplo do projeto de multiplicação das mudas de árvores nativas e não nativas do cerrado e árvores frutíferas, participa de palestras e capacitações realizadas pela instituição.