RETROSPECTIVA 2024 DA FAPCEN

O ano de 2024 foi um ano de muitas lutas e conquistas! No meio do Cerrado, com tantos obstáculos, com um enfoque em temas que fortalecem a produtividade de forma sustentável, a FAPCEN foi parte de grandes eventos de transferência de tecnologia, adaptação de variáveis genéticas de alta qualidade para todos os níveis de produtores. Esses eventos são uma parte crucial da FAPCEN em trabalhar pelo desenvolvimento sustentável da região.

Nesse ano, a FAPCEN também atuou em importantes atos da agricultura nacional; sendo parte do Plano Estratégico do PDA MATOPIBA instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca. Também foi participou de diálogos com o Ministério do Meio Ambiente sobre os efeitos climáticos no MATOPIBA e como combatê-los.

A FAPCEN também em 2024 deu continuidade as ações do Pacto PCI de Balsas realizando os Dias de Campo e AGROCIDADES (1° AGROTASSO e 1° AGRO FEIRA NOVA) promovendo um encontro que reúne diversos setores de estrutura da agricultura familiar para aprimoramento de técnicas de cultivares, apresentação de produtos culturais, mini palestras para o público da comunidade, oficinas infantis e suporte para questões complexas dentro das comunidades como: combate ao incêndio, suporte judicial ao pequeno produtor, entre outras.

No ano de 2024 foi realizado a 20° edição do AGROBALSAS, já consolidada como uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro; com o tema “Milagre no Cerrado” a FAPCEN mostra ao mundo como vem promovendo um “Milagre” e transformando a paisagem do cerrado, de uma região que antes foi vista como “impossível” ou “improdutiva” para um celeiro sustentável do mundo. O AGROBALSAS 2024 teve a marca de aproximadamente 4bi em negociações durante a semana do evento, mais de 100 mil visitantes, 14 ações sociais realizadas, 15 cursos e oficinas realizadas e cerca de 50 mesas de debates durante o evento.

A FAPCEN, cumprindo seu papel de comprometimento em interagir com a sociedade, participou de diversos eventos, diálogos, painéis que tratem sobre a sustentabilidade e os rumos do agro brasileiro, incluindo a Conferência Internacional da RTRS, realizada Ghent na Bélgica, reunindo atores da cadeia de soja mundial. No evento, a FAPCEN falou ao público sobre a agricultura no cerrado brasileiro, ressaltando a importância de construir pontes entre instituições, agricultores e povos nativos, como indígenas e quilombolas destacando como a FAPCEN integra esses diferentes atores no processo de desenvolvimento sustentável, garantindo que o crescimento do setor agrícola também promova a inclusão social e o respeito às tradições culturais.

Compactuando com a transparência e responsabilidade que são símbolo da instituição desde sua fundação, a FAPCEN realizou sua 31ª Assembleia Geral Ordinária, contando com a presença de um público da esfera pública e privada, produtores, empresários, e representantes de diversas instituições.Durante a assembleia, foram apresentados os resultados da AGROBALSAS 2024, iniciativas do Pacto PCI e AGROCIDADES, reafirmando o compromisso da FAPCEN em transparência e seriedade que são seu pilar. Também no evento foi estabelecida a nova composição da Diretoria da FAPCEN. 

Com o volume de aproximadamente 1 MILHÃO de soja certificada e aproximadamente 3 MILHÕES de milho certificado a Certificação da FAPCEN em 2025 alcançou um incrível êxito, com a produção desse ano os grupos da FAPCEN também tornaram os estados do Maranhão e Piauí os maiores produtores de soja Certificada do Brasil! Na safra 23/24 a FAPCEN atingiu a marca de mais de 7 milhões repassados aos produtores rurais certificados!

Nesse ano, a FAPCEN conseguiu um marco histórico para o agro maranhense; 3 Fazendas Certificadas RTRS foram premiadas nacionalmente no 3° Fórum do Planeta Campo, um evento realizado pelo Canal Rural, que contou com a inscrição de propriedades por todo o país, destacando o reconhecimento do trabalho da FAPCEN, mas também o brilhantismo do agricultor do cerrado, demonstrando seu compromisso com a sustentabilidade e com a promoção de desenvolvimento social de suas localidades.

Buscando o desenvolvimento social e trazendo ações de impacto para a região, a FAPCEN também promoveu na Fazenda Sol Nascente o Dia de Campo da Mandioca promovendo um dia de transferência de tecnologia com atração cultural indígena. Contando com a participação da comunidade quilombola Guajajara, a FAPCEN promove aos que se fizeram presente conhecimento e tecnologia de culturas de mandioca, conectando com um outro dia de campo a ser realizado na comunidade quilombola.

 A FAPCEN continua a frente, inovando, e em 2025 “CONSTRUINDO PONTES”, seguirá promovendo o desenvolvimento sustentável na região do Corredor de Exportação Norte.

Nos vemos em 2025!