Reunião do CONDEMA elege nova diretoria para biênio 2022-2024

Participar para poder compreender as questões socioambientais é um dever de quem busca promover o caminho para o desenvolvimento sustentável. Partindo dessa premissa a IV Assembleia Geral Ordinária do CONDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) foi realizada com a presença significativa de diversas Instituições da nossa região. Na presente reunião, a revitalização do conselho e a escolha de nova diretoria para o biênio 2022-2024 foi o tema principal a ser debatido entre os presentes.
A nova chapa diretora recebeu aclamado por unanimidade como Presidente o representante da FAPCEN, Samaycon Gonçalves, acolhido por todos pelo excelente trabalho que já vem prestando ao CONDEMA. Outros representantes foram escolhidos na continuidade como sendo: Vice Presidente – Monique Baldin, representante da UNIBALSAS, Faculdade de Balsas; Secretária – Ismaylla Marques, representante do Instituto de Defesa do Rio das Balsas (IDERB; Tesoureira – Jéssica Dias, representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Balsas-MA (OAB – Balsas/MA); 1° Secretário Adjunto – Damário Ribeiro, representante da Secretaria de Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Balsas e 2° Secretário Adjunto – Rennyson Correa, representante do 4° Batalhão de Bombeiros Militares de Balsas (4° BBM).
A reunião que contou instituições de todas as esferas da sociedade: Sociedade Civil, Poder Público e Setor Privado. A proposta de trabalho está na união destes para que juntos, busquem melhorias para os diversos problemas ambientais da cidade de Balsas. Decidido sobre o direcionamento do CONSEMA atuante nas questões ambientais de forma técnica, onde destacamos a participação das instituições: Associação Maranhense dos Produtores de Algodão, RISA, Unibalsas – Faculdade de Balsas, Agrogeo – Topografia e Ambiental, Sindicato dos produtores Rurais de Balsas, Associação dos Produtores de Soja do Maranhão, União de Ensino de Balsas Ltda – Unopar Polo de Balsas, Instituto de Defesa do Rio das Balsas, Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação CO2 Zero, Plataforma Feminina das Mulheres do Agro Ouro, Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Balsas – MA, Rede Agro Mais Mulher, 4° Batalhão de Bombeiros Militares, Serviço Autônomo de Água e Esgoto e Universidade Federal do Maranhão, contando ainda com a participação da representante do Conselho Estadual do Meio Ambiente na pessoa de Dra. Ana Fontoura, que trouxe à mesa o conhecimento sobre estruturação, obrigações e deveres deste Conselho. Na continuidade foram apresentadas pelo Presidente a propostas da criação de 3 Câmaras de Trabalho com direcionamento as principais atividades:
1ª) Resíduos Sólidos;
2ª) Educação Ambiental, e;
3ª) Conformidade Legal.
Todas as Instituições presentes com os representantes presentes, estarão atuando dentro destas propostas.