TRANSFERÊNCIA DE INFORMAÇÕES E FOMENTO EM CULTURAS ALTERNATIVAS SÃO DESTAQUE NO AGROBALSAS

Construir caminhos e alimentar sonhos para construir um futuro melhor, a partir da educação aliando a prática, trazendo qualificação para os jovens e refletindo em multiplicação de tecnologia e adaptação para a região do Cerrado. A FAPCEN com o apoio do IDH (Iniciativa para o Comércio Sustentável) promoveu diversificação de culturas e organização de valor durante o AGROBALSAS 2023.Essa é também uma iniciativa do Pacto PCI de Balssas.

O apoio a agricultura familiar é essencial para o objetivo da FAPCEN em promover desenvolvimento sustentável, dando suporte e oferecendo novas vivencias e oportunidades para o pequeno produtor, durante o AGROBALSAS a FAPCEN faz mostra de culturas alternativas com profissionais técnicos que disponibilizam o ensino e capacitação para adaptação de culturas e a qualificação de culturas já conhecidas pela região.

Cultivares como: Crotalária, Amaranthus, Feijão Caupí, entre outras; nesse AGROBALSAS teve um foco especial na cultura da mandioca, com a participação do Engenheiro Agrônomo com mais de 30 anos de experiência Dr. Benedito Dutra, que juntamente com a equipe técnica da FAPCEN fez mostras técnicas no campo e também roda de debate sobre as possibilidades do cultivo da mandioca e sua importância na agricultura familiar.

 

Com a parceria da FAPCEN, estivemos trabalhando na região, fazendo testes de novos cultivares e agora nessa 19° edição demonstramos nossos resultados, conseguimos um incremento de 200% na produtividade de mandioca no Maranhão, com certeza isso pode melhorar a qualidade de vida do homem do campo” afirma Dutra.